Informações Importantes

O seu Plano de Saúde existe para assisti-lo e proporcionar-lhe segurança no seu dia-a-dia.Para continuar oferecendo qualidade nos serviços prestados, pedimos sua colaboração para seguir as seguintes instruções: tenha sempre em mãos um documento de identificação e o cartão APS .Eles são indispensáveis para todo e qualquer atendimento no Convênio Médico:

– Lembre-se: este cartão de identificação é intransferível. A utilização do cartão por outra pessoa representa fraude, e os custos da utilização indevida são de responsabilidade do dono do cartão;

– Não cometa abuso na utilização dos serviços médicos;

– Não solicite consulta de urgência com especialistas para casos não urgentes. Você poderá tirar a vez de quem precisa realmente ser atendido com urgência;

– Durante a evolução de um tratamento, procure não trocar de médico ou local de atendimento;

– Siga corretamente as medicações e recomendações do médico;

– Caso agende uma consulta e por algum motivo, não possa comparecer, comunique com pelo menos 24 horas de antecedência. É de extrema necessidade que seja comunicado o cancelamento da consulta. A colaboração de cada usuário é fundamental para que possamos melhorar a qualidade de nosso atendimento, evitar desperdício e descontentamento no agendamento de sua própria consulta;

– Evite comparecer às consultas com muitos acompanhantes;

– O Plano que você comprou tem regras contratuais e carências estipuladas, colabore não insistindo para que haja exceções;

– Os resultados dos exames são de propriedade do usuário e deverão ficar em seu poder após a análise do médico requisitante. Em uma próxima consulta, apresente os resultados dos exames realizados para ajudar o médico em seu diagnóstico;

Urgências e Emergências

– Considera-se atendimento de Urgência o evento resultante de acidente pessoal ou de complicação no processo de gestação. Considera-se atendimento de Emergência o evento que implique em risco imediato de morte ou de lesão irreparável para o Beneficiário, caracterizado em declaração do Médico Assistente. Obs.: serão garantidos os atendimentos de Urgência e Emergência após decorridas 24 (vinte e quatro) horas de adesão do usuário ao Plano.

– Consultas Médicas Compreende os atendimentos realizados em nossos Centros Médicos ou em consultórios.

– Serviços Complementares de Diagnóstico e Tratamento Especializados: Serviço de apoio diagnóstico (exames), tratamentos e demais procedimentos.

– Internações Hospitalares Atendimentos em Unidades Hospitalares credenciadas, para procedimentos Clínicos ou Cirúrgicos, solicitados por médico credenciado pela APS.

– Transplantes Transplantes de RIM e CÓRNEA com procedimentos vinculados.

– Assistência ao Parto e ao Recém-nascido Assistência pré-natal, compreendendo consultas periódicas e exames complementares necessários, assistência ao parto, cirúrgico ou não, por equipe especializada integrante do corpo clínico credenciado da APS e assistência neonatal.

– Tratamento de transtornos psiquiátricos: Acrescentam-se à cobertura ambulatorial dos transtornos psiquiátricos: internação em hospital psiquiátrico ou em unidade ou enfermaria psiquiátrica em hospital geral, para portadores de transtornos psiquiátricos em situação de crise; Para pacientes portadores de quadros de intoxicação ou abstinência provocados por alcoolismo ou outras formas de dependência química que necessitem de hospitalização. INCLUSÃO DE RECÉM-NASCIDOS

PLANO INDIVIDUAL O titular do contrato deverá procurar a APS, munido da certidão de nascimento para inclusão do recém-nascido. As inclusões após 30 (trinta) dias, estão sujeitas às carências para atendimentos.

PLANO EMPRESARIAL O funcionário deverá procurar o Departamento de Recursos Humanos da Empresa onde trabalha, munido da certidão de nascimento para inclusão do recém-nascido. As inclusões dos recém-nascidos deverão ocorrer, no máximo, até 30 (trinta) dias da data do nascimento.

CONSULTAS MÉDICAS, como devo fazer?

– Ligue para a central de agendamento de consultas APS ou na clínica de sua preferência. Se você tiver dúvida, marque uma consulta com um Clínico Geral (ou pediatra, para as crianças até 12 anos) que lhe atenderá ou encaminhará para um especialista, caso seja necessário.

– Sempre leve consigo as receitas médicas de consultas anteriores. Exames complementares, radiografias e outros exames devem ser sempre guardados para avaliações médicas futuras.

– Fale com o Médico sobre outros tratamentos que você está ou esteve fazendo.

– Pergunte sobre seus sintomas (dores).

– Pergunte sobre os medicamentos que ele lhe receitar.

– Até 30 (trinta) dias após a consulta, quando for necessário, o usuário tem direito ao retorno, que deve ser agendado da mesma forma que a consulta e sem apresentar guias de atendimento.

Pronto Atendimento, quando devo ir até lá?

– Em casos de Urgência e Emergência.

– Os serviços de atendimento médico de Urgência e Emergência possuem pessoal treinado e equipamentos que garantem a qualidade e segurança da prestação de serviços aos beneficiários.

Exames Complementares, como fazer?

– Você receberá do médico uma solicitação devidamente preenchida, carimbada e assinada.

– É importante verificar se o médico preencheu completamente a guia.

– Atenção: para realizar o exame, você precisa apresentar a solicitação médica, juntamente com o documento de identificação e o cartão APS.

– Alguns exames e procedimentos médicos exigem autorizações que deverão ser retiradas na Central de Guias APS. Há exames que poderão ser liberados em 24 horas úteis, outros dependem de análise técnica que necessitará de 72 horas úteis de prazo para liberação. Finalmente, alguns exames não necessitam de autorização. Informe-se na Central de Guias da APS.

– Internações Hospitalares. O médico preencherá a solicitação médica que deverá ser apresentada na APS para retirada de autorização. Será realizada Auditoria Médica que necessitará de, 72 horas úteis de prazo, após a qual será emitida a Guia autorizada. Apenas marque a data da internação eletiva, depois de retirar sua Guia autorizada .

ABRAMGE – Atendimento de Urgência em Trânsito.

– Em caso de Urgência e Emergência em trânsito, o usuário deverá procurar o atendimento necessário nos Hospitais ou Serviços credenciados da rede ABRAMGE. As informações e recursos disponíveis mais próximos poderão ser obtidos na ABRAMGE, através do telefone 0800-7227511 (ligação gratuita) ou pelo site www.abramge.com.br.

Diferença entre Urgência e Emergência

Urgência: é quando a pessoa repentinamente sofre de algum mal que produz risco de morte. Por exemplo: uma criança que caiu e bateu a cabeça ou uma pessoa que está apresentando uma crise de bronquite.

Emergência: é mais grave. É quando a pessoa já está com algum mal que é um risco de morte. Por exemplo: uma criança com crise convulsiva ou um adulto que está tendo um derrame.