A APS Saúde retorna com as autorizações de cirurgias eletivas não urgentes e de procedimentos/exames eletivos com sedação (hospitalares ou ambulatoriais)

A APS Saúde informa que retomará a autorização para os procedimentos e cirurgias eletivas não urgentes a partir de amanhã, 27/03/2021. A operadora destaca que o cenário de sobrecarga no sistema hospitalar permanece grave, portanto, é importante que continue sendo priorizado o uso de recursos disponíveis no tratamento da COVID-19, nas emergências e urgências e nos procedimentos para casos de risco iminente.

A retomada das liberações acontece em meio a um diálogo franco com entes públicos e hospitais privados sobre a criticidade do momento que a saúde atravessa. A Agência Nacional de Saúde Suplementar adotou a posição de que a realização dos procedimentos eletivos não urgentes deva ser uma decisão acordada entre médicos e pacientes, cientes das contingências das unidades hospitalares. Já as associações médicas e hospitalares se manifestaram a favor da liberação das autorizações, de modo que seus próprios associados continuem mobilizados para a acomodação segura dos pacientes em suas agendas.

É notório que o setor vivencia, diariamente, a escassez de recursos materiais e humanos nas unidades de tratamento de terapia intensiva, fatores limitadores do atendimento. Ainda assim, dada a posição desses interlocutores, a operadora suspendeu as medidas de contingência que havia adotado. A APS Saúde reforça a importância da união de esforços para a reversão do cenário atual e retomada do acesso integral aos serviços de saúde.

Canais de atendimento 

Central de Atendimento ao Cliente: informações sobre rede credenciada, coberturas contratadas, reembolso, segunda via de boletos e demais solicitações

CAC – (11)2923-2299